
Imagem de Lourdes ÑiqueGrentz por Pixabay
Muitas pessoas veem a matemática como uma habilidade intrínseca do indivíduo. Ou seja, só se aprende matemática se você nasceu com “o dom”.
Tal pensamento não pode ser verdade.
Na tentativa de acertar, cometemos erros. Ora, o erro é o oposto do acerto, um equívoco, um engano. É uma tentativa frustrada, seja em parte, seja por completo.
De qualquer maneira, um exercício matemático é uma pequena experiência que podemos comparar com a própria vida – seus eventos e escolhas que, muitas vezes, são categorizados de forma díade.
Sendo assim, o que fazer ao errar um exercício ou atividade?
Lembro que ao acertar, tomamos posse de uma sensação de orgulho e vitória. É uma sensação indescritível! Se assemelha a uma medalha no peito, daquelas que atletas ganham em competições acirradas. A sensação é de que somos capazes de qualquer coisa (ou de muitas delas). Porém, nesta situação, se conferimos a resposta, podemos deixar de perceber algumas dúvidas que ainda existem em nossa consciência…
Dúvidas que o erro traz de volta! Com elas, sentimos que existem coisas que necessitamos corrigir, que não sabemos, que não compreendemos completamente, e está tudo bem.
E quando digo que está tudo bem, significa que faz parte do processo, que precisamos nos acostumar. Ou seja, o erro faz parte do aprender.
Pois não se acerta sempre.
E não se erra sempre, se passarmos a ver o erro como uma oportunidade de aprender.
O professor que sempre acerta no quadro precisou de muito tempo para se tornar perito. E o erro também fez parte do processo.
Ou seja, com toda esta conversa, quero dizer que a pessoa “boa em matemática”, pelo menos para mim, não é aquela que acerta sempre, mas a que busca entender as definições e teoremas. E que ao exercitá-los, acerta e erra.
É a pessoa que ao errar, busca entender o que aconteceu, que passa a conversar com outras pessoas e compartilha suas dúvidas e frustrações.
Sendo assim, uma pessoa se tornará cada vez melhor em matemática; certamente melhor do que o dia anterior, ou a semana passada, ou a qualquer tempo.
Assim como outros estudos. Dedicação e persistência leva qualquer indivíduo ao seu objetivo.
GostarGostar